Suporte Técnico

Dicas                                                                                                                                                                                                                                                            

Uma das situações mais comuns envolvendo aparelhos Android atualmente é se deparar com problemas do Wi-Fi, seja com a conexão caindo, estando lenta ou até na dificuldade de conseguir autenticá-la. Felizmente, há muitas maneiras de solucionar estas situações hoje em dia, como você mesmo pode conferir em nossa lista com 6 dicas bem úteis para resolver os mais comuns problemas do Wi-Fi no Android.

1. Ative o Modo Avião

modo avião androidQuando os problemas do Wi-Fi começam a aparecer no Android, um dos primeiros passos que deve ser seguido é a ativação do Modo Avião no dispositivo. Essa ação simples geralmente resolve a situação em muitos casos e não toma muito tempo do usuário.

Você só precisa arrastas a tela do Android de cima para baixo e clicar no Modo Avião para habilitá-lo, o que fará o Wi-Fi (e o Bluetooth e 3G) ser desativado automaticamente. Depois de alguns segundos, clique novamente para desativá-lo e ter o Wi-Fi de volta. No geral, a sua conexão deve voltar ao normal depois deste rápido procedimento.


2. Reinicie o dispositivo

Se o Modo Avião não te ajudar, então é melhor tentar reiniciar o seu dispositivo Android mesmo. Em versões antigas do sistema operacional, a opção “Reiniciar” aparece ao deixar o botão power pressionado por alguns segundos.

Se você possuir uma versão mais recente do Android, é possível que só veja a opção “Desligar”, que serve da mesma maneira se você ligar o aparelho manualmente depois de alguns segundos. De qualquer forma, isso também pode ajudar na maioria dos casos que você se deparar com alguns problemas do Wi-Fi.

3. Reinicie o roteador

Wi-Fi no AndroidSe nenhuma das opções anteriores adiantar, pode ser que o problema não esteja sendo causado pelo seu sistema ou aparelho, mas da internet usada. Você pode testar a conexão ao utilizá-la em outros dispositivos, mas é possível até que o problema esteja acontecendo especificamente entre a conexão do roteador com seu smartphone.

Uma boa maneira de resolver isso é reiniciando o roteador. Para fazer isso, basta tirar o aparelho da tomada por um minuto e conectá-lo novamente em seguida. Com isso feito, teste a conexão Wi-Fi do seu smartphone Android mais uma vez e veja se o procedimento resolveu o problema.

4. Conexão que sempre cai

Se a conexão do seu Wi-Fi está sempre caindo ou se desconectando sozinha, pode ter uma razão muito mais simples do que você imagina. O motivo pode simplesmente ser que uma opção do Android em relação ao Wi-Fi não está ativada.

Problemas com Wi-fi

Para checar isso, vá para as configurações de Wi-Fi do seu smartphone e clique em “Manter Wi-Fi durante inatividade”. Em muitos casos, a opção “Somente quando conectado” estará ativa por padrão, o que fará seu aparelho perder a conexão sempre que entrar em modo de descanso. Para resolver isso, é só selecionar a opção “Sempre”.

5. Problemas com IP

Muitos usuários do Android também acabam tendo problemas durante a conexão, ficando presos na mensagem de “autenticando IP”. Em muitos casos, é exatamente neste processo que a falha ocorre e a  conexão é perdida.

Além de seguir os três primeiros passos mencionados nesta lista, há mais uma coisa que você pode tentar para resolver o problema. Baixe e instale o aplicativo Wifi Fixer em seu smartphone para começar. Ele ajuda o seu aparelho a restaurar arquivos de sistema essenciais do Wi-Fi, além de resolver o problema ocorrido no processo de autenticação de iP.

Deslize para escolher a área desejada